Ex-Presidente dos Estados Unidos em Nobres - Nobres Dicas do Pantanal

O sertanista matogrossense Cândido Rondon se uniu ao ex-presidente dos Estados Unidos em 1914, Theodore Roosevelt numa aventura pela Amazônia e Mato Grosso, que mudaria completamente a cartografia brasileira a partir da descoberta do então Rio da Dúvida, que ganhou o nome de Roosevelt.


Aventura levou seis meses e mudaram-se os mapas da cartografia brasileira. O Rio da Dúvida, rebatizado de Rio Roosevelt, tem 1.500 quilômetros e .é um dos afluentes do Rio Madeira.
Cândido Mariano da Silva Rondon, homem simples, descendente de pantaneiro e indio, se transformou em um renomado cientista, pois demarcou as primeiras terras indígenas do País, pesquisou a Fauna e a Flora brasileiras e atuou em áreas que vão da botânica á astronomia. Theodore Roosevelt, estadista e historiador, nasceu em Nova York e foi presidente de 1901 a 1909. Dominado pelo espírito aventureiro visitou a África e a América do Sul. A Mato Grosso, veio para mais uma aventura, como se fossem férias, e aqui quase morreu. 

A Expidição Roosevelt e Rondon, passou por momentos difícies:
- Cachoeira Perigosas;
- Barcos quebrados; membros da tripulação mortos, chuvas constantes, matas fechada, malária.
Ora a viagem prosseguia por terras, ora por via fluvial. Continuaram em frente até chegarem ao tão sonhado Rio
da Dúvida. Durante seis meses  brasileiro e americanos foram obrigados a superar todo tipo de obstáculo. Mesmo quando Roosevelt contraiu malária e quis ser deixado para trás, Rondon não aceitou e não permitiu que o amigo desanimasse. Com o sucesso da expedição , o Rio  da Dúvida , com 1500 quilômetros e afluente do Rio Madeira, passa a ter endereço certo na cartografia brasileira. Seu nome muda: hoje é o rio Roosevelt. Este impotante acontecimento fez com que a comissão Rondon junto com o então ex-presidente do Estados Unidos, o coronel Theodore Roosevelt, passasse com sua expedição por Nobres, indo em direção á Diamantino, margeando a Serra do Tombador onde antes de seguirem viagem pararam para repouso a descanso na fazenda Tombador de propriedade na época do Senhor Laurindo Moreira, aí foram tratados com muita hostilidade.


Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.