Afogamento Rio Juruena - Nobres Dicas do Pantanal

Pantanal Nobres e Região

Morte de afogamento no rio Juruena - Região de Nobres


Salto do Céu

Sérgio Motta Bridge, in Cuiabá, Mato Grosso, B...
Sérgio Motta Bridge, in Cuiabá, Mato Grosso, Brazil Português: Ponte Sérgio Motta, em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. (Photo credit: Wikipedia)
O corpo de um jovem de 28 anos, desaparecido desde sexta-feira (28) após ter se afogado no Rio Juruena, no distrito de Fontanillas, distante 797 quilômetros da Capital, foi localizado nas primeira horas deste domingo (30). O Moço desapareceu na sexta-feira, quando se preparava para ir pra casa, na companhia da esposa. Eles participavam de uma confraternização no ponto turístico, onde tradicionalmente se realiza o festival de pesca.


             serra de Montsià
serra de Montsià (Photo credit: joseptorta)

A vítima era casada com uma professora de Juína e foi encontrada, já morto, a poucos metros da mesma região onde pode ter caído na água. Como no município não há Corpo de Bombeiros, militares de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, foram encaminhados para o local. 
Theater of the Federal University of Mato Gros...
Theater of the Federal University of Mato Grosso, in Cuiabá. Português: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. (Photo credit: Wikipedia)
Rio Juruena
De acordo com a Autoridade, a força da correnteza do rio Juruena pode ter contribuído para o afogamento. "É um rio com bastante correnteza, profundo. Muito visitado para lazer, em um ponto turístico"

As causas que fizeram o jovem cair na água devem ser apuradas. Contudo, relatos da esposa da vítima levam a crer que o marido escorregou, caiu e foi puxado pela força das águas. "Ele foi encontrado porque o corpo boiou e subiu", acrescentou o policial civil. No momento da queda, não havia barcos na região para prestar socorro. A polícia, a esposa da vítima teria dito ainda que o marido sabia nadar. Para evitar afogamentos, a polícia diz que é preciso conhecer sempre o local onde se pretende frequentar. Em época de estiagem, o movimento em rios costuma aumentar, já que frequentadores aproveitam os rios para aliviar o calor e aproveitar o momento em família.


Para evitar tragédias, a polícia diz ser necessária cautela. "O fundamental é evitar entrar na água sem conhecimento. Nunca estar sozinho, sempre com pessoas. Sempre é preciso ter prudência. Usar sempre, se tiver dentro do rio, equipamentos necessários para a segurança, como o colete", destacou Teixeira.
windows live writer
Outra morte

Neste domingo, outra pessoa morreu vítima de afogamento nos rios de Mato Grosso. Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, um homem de 38 anos que estava pescando se afogou quando a canoa em que estava virou e afundou. Segundo o sargento Bombeiro do 1º Batalhão, Arlindo José da Silva, a vítima ficou presa à tarrafa (tipo de rede usada para pescar) e foi puxada para dentro do rio. Vítima e sobrinho estavam no local.

"Eles estavam tarrafeando por volta das seis horas da manhã, quando começou a entrar água na canoa. Eles se desequilibraram. Quando afundou a canoa ele enganchou o pé na tarrafa e foi levado para o fundo", disse o militar, ao G1. Conforme Silva, foram necessárias cerca de duas horas para retirar o corpo da água, pois ele estava a aproximadamente seis metros de profundidade.

Baixada Cuiabana

Entre janeiro do ano passado e agosto de 2011, um total de 59 pessoas morreram vítimas de afogamento nos rios e lagoas da Baixada Cuiabana, conforme um levantamento divulgado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A região concentra uma população de 918.658 mil habitantes, distribuídas entre as cidades de Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do

Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio

do Leverger, Várzea Grande.
Houve redução no número de mortes por afogamento. Foram 42 no ano passado contra e 17 neste ano. De acordo com o tenente coronel João Rainho Júnior, da Diretoria Operacional Adjunta dos Bombeiros, explicou que crianças e adultos alcoolizados são as maiores vítimas por afogamento em Mato Grosso.


Orientações conforme o Corpo de Bombeiro aos banhistas: 
- Procure conhecer o rio e andar cuidadosamente pela margem
- Veja a profundidade para saber até onde pode ir
- Não deixe as crianças sozinhas dentro d’água
- Não beba bebidas alcoólicas
- Alimente-se com comidas leves, de fácil digestão
- Evite fazer natação de grandes percursos;
- Cuidado com mergulhos e nados prolongados
- E se não souber nadar, entre na água até onde tenha certeza que a profundidade seja segura

Chega de falar de tragédia, vamos falar e mostrar um pouco de lazer, que é a pescaria no Rio Juruena um dos principais rio do Brasil. que tem vários pontos de pesca, frequentadores aproveitam os rios para aliviar o calor e aproveitar o momento em família..
O rio juruena tem vários pesqueiro que atrai muitas famílias para lá em finais de semana e feriados ele é um bom lugar
para relaxar depois de uma trilha da floresta da margem
dele; mesmo estando em péssimo estado.
Vários vídeos de Pescaria no Rio Juruena.







                                         Jaú do rio Juruena 

Entrevista com as Cats no rio juruena
A pesca no rio Juruena
Pescaria no rio Juruena Salto Augusto
Pesca Dinâmica 1 Part
Pesca Dinâmica 2 Part
Cachoeirão do Rio Juruena Sapezal
Pescaria Rubinho, pesca de Jaú
Rio Juruena Rede Record
Salto Augusto
Nova Bandeirante. Paraíso Norte
R Juruena Cotriguaçu

>



Autor Valdemir
<a href="http://www.linkedtube.com/BX3HpyY4Qvg385f898e8592d51d8f5efbf2daf4e005.htm">LinkedTube</a>
Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.