Impacto das Hidrelétricas no Pantanal

Pesquisadores alertam sobre importância de estudos sobre impactos de hidrelétricas no Pantanal


pantanal
pantanal (Photo credit: AlKoBy)

Conforme "Luiz augusto Akasaki" Cerca de 100 pessoas participaram do “I Simpósio - Efeitos Sinergéticos das Hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai”, realizado entre os dias 11 e 12 de maio, em Campo Grande no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS). 


Português: Cair da noite no Pantanal.
Português: Cair da noite no Pantanal. (Photo credit: Wikipedia)
Débora Calheiros, pesquisadora em Ecologia de Rios e Áreas Inundáveis da Embrapa Pantanal e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), alertou que o impacto destes empreendimentos afetará os rios responsáveis pelo regime de inundações periódicas e automaticamente toda a vida da biodiversidade do Pantanal. Pois, uma das formas de controle deste invasor é a dequada – um fenômeno natural de deterioração da qualidade da água, relacionado à decomposição da grande massa orgânica que ocorre no início do processo de inundação do Pantanal – que com o numero aumentado de reservatórios de Pequenas Centrais Hidrelétricas deixaria de ser constate na região. 

Os resultados obtidos no I Simpósio superou as expectativas da Comissão do Meio Ambiente da OAB/MS, animou os organizadores a realizarem uma segunda edição do evento.

Autor: Luis Augusto Akasaki

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.