Nobres perde uma das figuras mais emblemáticas das cavalgadas e rodeios

Nobres perde uma das figuras mais emblemáticas das cavalgadas e rodeios

Quando se tratasse de tropeiros, de cavalgadas, de rodeios, de tiro de laço comprido ou de eventos similares, lá estava ele, puxando a fila e nas primeiras posições como homem do campo


DSC08251
e de alma sertaneja, que colocava sua alegria em nome das brincadeiras, do culto à amizade e as tradições de quem se manteve fiel aos seus princípios. Antonio Dias Pedroso ou simplesmente Totó Margarina (foto, ao centro) sempre foi homem simples, contador de causos e de histórias das cavalgadas e quem puxava as modas de viola e empunhava o microfone nas narrativas do esporte de tiro de laço.
A cidade de Nobres foi apanhada de surpresa no início da noite de 10 de novembro de 2013, quando as primeiras informações começaram a circular pela rede social (Facebook) dando conta de que o velho tropeiro falecera. Ainda pela manhã, mesmo não estando bem de saúde, trabalhou no transporte de gado para um dos esportes que mais gostava: as montarias e vaquejadas.
Totó Margarina, segundo a irmã mais velha, ex-vereadora e professora Paula, morreu consciente e pronunciando algumas poucas palavras, as últimas que o seu estado físico lhe permitira. Os velhos companheiros de jornadas, com os quais integrava a ACATRA (Associação de Cavaleiros, Tropeiros e Amazonas de Nobres), foram apanhados de surpresa pela notícia de seu falecimento.


Muitas homenagens ao tropeiro estão sendo organizadas durante as suas exéquias como forma de reverência dos companheiros da ACATRA aos seus familiares e amigos. Uma voz que se cala nas comitivas e nas narrativas de tiro de laço e nas cantorias das modas de viola pelas estradas da vida; e ainda nos jogos de truco em suas raras folgas.
DSC09187Assim está sendo o adeus a Totó Margarina ou o esposo, pai e avô Antonio Dias Pedroso. Ele será enterrado as 18:00 horas no Cemitério Municipal da cidade de Nobres conforme solicitação antecipada, segundo contou o amigo Elias Queiroz Carvalho, tropeiro e integrante das comitivas de Nobres.
 Fonte: Tribuna de NobresMONDAY, 11 NOVEMBER 2013 19:47 BENEDITO

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.