O Serviço Telégrafo - Nobres Dicas do Pantanal

O serviço das linhas telégráficas no Estado de MT, foi iniciado, em 1889, pelo inolvidável servidor da Pátria Coronel Antonio Gomes Carneiro.
Em 1892, ligada a cidade de Cuiabá á rede brasileira, foi criado o Distrito Telégráfico de Mato Grosso, então compreendendo 509 quilômetros de linha de postes;dessa data em diante teve, com pequenas intervenções, prosseguindo os trabalhos, executados sempre por comissões militares chefiadas pelo ilustre mato-grossense Coronel dos Engenheiros Cândido M. da Silva Rondon.
O primeiro distrito com sede em Cuiabá, teve por chefe o Engenheiro DR. Evaristo Josetti, á quem devemos as seguintes informações sobre a rede por ele administrada. Compreendia este Distrito sete seções, sendo três do Registro do Araguia á Cuiabá com estensão total de 626.839 metros, com seis estações;três de Cuiabá á antiga cidade de MT - cidade dos capitães Generais, antiga capital - com extenções, uma seção de cuiabá á Diamantino, passando por Nobres, com a extensões total de 183.191 metros, com quatro estações. Até hoje em fianais do século xx são encontrados em bom estado de conservação postes com linhas do antigo telégrafo pelo município de Nobres.

Um pouquinho da Biografia  de Cândido Mariano

De origem indígena por parte de seus bisavós maternos e bisavó paterna e, Rondon tornou-se órfão precocemente, tendo sido criado pelo tio e, depois de sua morte, transferiu-se para o Rio de Janeiro para ingressar na Escola Militar: além dos estudos serem gratuitos, os alunos da escola recebiam - desde que assentassem praça - soldo de sargento.
Alistou-se no 3º Regimento de Artilharia a Cavalo em 1881. Dentre outros estudos,cursou Matemática e Ciências Físicas e Naturais da Escola Superior de Guerra.
Ainda estudante, teve participação nos movimentos abolicionista e republicano. Foi nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso. Foi então designado para a Comissão de Construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás.
O estado de Rondônia (vermelho), batizado em homenagem ao Marechal.
O governo republicano tinha preocupação com a região oeste do Brasil, muito isolada dos grandes centros e em regiões de fronteira. Assim decidiu melhorar as comunicações construindo linhas telegráficas para o Centro-Oeste.
Rondon cumpriu essa missão abrindo caminhos, desbravando terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno e principalmente estabelecendo relações cordiais com os índios.

Rondon quando jovem, desbravando os ignotos sertões da Amazônia brasileira.
Manteve contato com muitas tribos indígenas, entre elas os Bororo, Nhambiquara, Urupá, Jaru, Karipuna, Ariquemes, Boca Negra, Pacaás Novo, Macuporé, Guaraya, Macurape.
  • Em 1889 Rondon participou diretamente com Benjamim Contant das articulações que resultaram na criação da República brasileira.
  • Entre 1892 e 1898 ajudou a construir as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás, entre Cuiabá e o Araguaia, e uma estrada ligando Cuiabá a Goiás. 
Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.