Sítio do Tombador - Nobres Dicas do Pantanal

Sítio do Tombador em Nobres.

Sitio do TombadorLocalizada na costa da serra do mesmo nome, à margem do Ribeirão Tombador, e ao lado da BR 364 entre Diamantino e Rosário Oeste. 
Fundado no fim do século XIX em plena floresta por Laurindo Moreira da Silva, Um mineiro de Uberaba (MG).



O sítio era bem organizado com grande casa de morada, galpões com engenho para moagem de cana-de-açúcar. 
Nas duas primeiras décadas deste século. XX, o sítio Tombador experimentou tanto progresso, tornando-se um lugar em destaque, uma da mais importante do povoado de Nobres e do município de Rosário Oeste. 
Segundo algumas lendas, alguns moradores vizinhos, diziam que próximo ao sítio, havia um trabalho de congá (feitiçaria) bem caprichado. 
 Hoje as partes das terras do Sítio do Tombador, exitem grandes progresso;
 foi descoberto as pedras tipo Portland, próprio para fabricação de cimento. Descobriu o calcário no antigo forno de cal, perto da ponte de madeira (ainda existente sobre o ribeirão Serragem. A suspeita foi gerada ,quando um padre encomendou a pedra para a reforma da igreja em Diamantino.
principalmente onde se localizava a velha forno de calcário e a sede da velha fazenda foram comprada pelo grupo Stª Rita que posteriormente a vendeu para o grupo Itaú.
Então A cidade de Nobres Ganhou a grande fábrica de cimento, que tem contribuído com muitas benfeitorias, principalmente o Emprego.


A cachoeira do Tombador
Hoje é o cartão postal de Nobres,  de forma  belíssima e encantadoras com  águas claras e muitas paisagens de: montanha, vegetações,cachoeiras um lugar propícios para você fazer o teu piquenique e curtir muito a natureza contemplando o belíssimo lugar. Nós  aguardamos  a sua visitas para comprovar tudo isso que estou testemunhando, este lugar é um paraíso. 

Cachoeira do Tombador
Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

1 comentários:

comentários
13 de dezembro de 2021 às 20:28 delete

O Laurindo Moreira da Silva é meu tataravô,eu achava que ele era de Uberlândia, ele fundou a fazenda em 1890 ... ele faleceu em 1931

Reply
avatar

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.